quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ISO-LAMENTO

 ASSIM, SIM! PENSANDO O FUTURO!

Por estes dias, fui com o meu neto Diogo, dar uma voltinha de bike, pela, ainda em obras de acabamento, ciclovia, que vai de Famalicão até à Povoa de Varzim, e que está a ser implementada no canal, que era utilizado pela linha de comboio, desactivada aqui à uns anos. 

Se, da parte que compete à Câmara de Famalicão, as obras estão adiantadas, com o piso já totalmente asfaltado, do lado da Póvoa, estão mais atrasadas mas, felizmente, não paradas. Mesmo assim já se pode circular e desfrutar de toda a paisagem, na sua maior parte rural, que esta nova infraestrutura atravessa, ladeada de motivos de interesse que, para quem por aqui anda passeando, como é o meu caso, e que devem ser objecto da nossa visita (Igreja de S. Pedro de Rates, Santuário de Alexandrina de Balazar, Monte de S. Félix, Rio Este em Gondifelos, só para citar alguns), bem como as cidades de Famalicão, Povoa de Varzim e, mesmo ao lado, Vila do Conde. E afianço-vos que de bike, os lugares têm outro encanto, para além de podermos aceder-lhes com maior facilidade. 

Mas, o motivo desta escrita, prende-se com esta fotografia. Para quem não conhece, trata-se do terreno, uma área enorme, que fica entre aquele prédio alto (um dos mais altos de Portugal) e a estrada nacional que atravessa a cidade da Póvoa. Provavelmente, daqui a uns anos, estará plantado de prédios, duas ou três avenidas aparecerão aqui, ou mesmo, quem sabe, um enorme espaço verde. Mas aconteça o que acontecer, a ciclovia já lá está, não vai ser preciso deitar árvores abaixo, nem andar a contornar o casario. Assim, sim. As coisas são pensadas e executadas, a pensar, não só no dia de hoje, mas, sobretudo, no futuro. 

Que sirva de exemplo, a quem está lá, nas cadeiras do poder. Antes de lá chegarmos, devemos antecipar-nos. Só assim, evitamos percalços que, na sua grande maioria, são, depois, de difícil resolução ou mesmo irresolúveis. E só assim conseguiremos ter o Futuro no Presente.

E DEPOIS O MACACO SOU EU!

    



José Campos

@2020_09_10


ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...