sábado, 8 de setembro de 2012

CRÓNICAS DE BEM DIZER-07 de Setembro de 2012
 
Bom Dia Meus Amigos
1-Certamente estariam na expectativa de que aqui falasse nas "novas" medidas propostas pelos nossos (des)governantes para nos safar da crise. Pois bem, nem sequer as conheço, nem sequer me dei ao trabalho de ouvir as aborrecidas intervenções dos politicos, mas sei de antemão quais são: mais sacrificios para quem tem menos e "boa vai ela" para aqueles que dominam e sempre dominaram os países: os senhores do dinheiro. Por isso não vale a pena perdermos tempo a ouvir estas pessoas pois já se sabe com antecedência o que vão dizer e propor. Mais do mesmo.
Quero isso sim fazer aqui um pequeno reparo em relação à transmissão do jogo de ontem entre Portugal e o Luxemburgo.
Até eu estou triste...mas é com a exibição
Sobre o jogo, apesar de o resultado nos ter sido favorável (eu só vi um pouco da primeira parte), lá começamos nova saga de vai não vai ser apurado, de contas, de espera pelos resultados dos outros etc...ou seja aquilo que tem sido sempre. E como ontem era dia de tristeza - o menino mimado que por lá anda via-se perfeitamente a sua tristeza e que a transmitiu ao resto da equipa - acabou por contaminar todo o grupo e só faltou no fim ficarem todos a chorar no meio do campo com pena do menino que se sente triste. Tristes devem sentir-se aqueles que não têm dinheiro para pôr pão na mesa aos seus.

Um dos muitos palcos de
debates do estado da nação
Mas o que queria mesmo dizer ou melhor perguntar, é o seguinte: porque é que o NOSSA RTP enviou dois comentadores ao Luxemburgo para relatar - e às vezes mal - um jogo de futebol? Será que o erudito do futebol Antonio Tadeia foi a expensas próprias ou fomos nós que lhe pagamos a viagem? Gostava que publicassem os receibos das despesas efectuadas com esse senhor para podermos ver quem as pagou. E mesmo o jornalista da RTP podia muito bem fazer os comentários cá de Portugal, tal como faz por exemplo o Eurosport e bem, sem necessidade de estar a onerar ainda mais o erário publico. Mas como somos nós que pagamos, toca a gozar à grande e à francesa que depois o Zé Povo paga.
 
2-Braga, Capital Europeia da Juventude 2012, tem hoje a chamada noite branca, uma iniciativa que criou expectativa em muita gente e que será uma a espécie de maratona da "cultura", já que as manifestaçõs culturais terão inicio por volta das 16,00 horas e prolongar-se-ão pela noite dentro até de madrugada.
Pois bem espero que noite seja mesmo branca e que de manhã a cidade esteja limpa e recomendável para quem por ela passeia sejam tusistas ou nós os viventes de todo o ano.
Mas acima de tudo espero e desejo que os monumentos NACIONAIS e não só, existentes nos espaços a utilizar pela noite branca, que tanto nome dão à cidade, não acordem todos mijados e borrados, fruto da libertinagem de muitos e "consentida" por quem deveria zelar para que estas coisas não aconteçam: a organização.
Como cidadão de Braga exijo respeito por tudo aquilo que encerra séculos de história e, se o comportamento daqueles que participam nestes eventos não for o mais digno (até agora não tem sido) então há que pensar em novos espaços. Sugiro um: os montes ermos em redor da cidade (mas mesmo assim cuidado com os incêndios).
A ver vamos o resultado.
 
José Campos
 


ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...