sábado, 11 de agosto de 2018

ASSIM...VALE MAIS ESTAREM QUIETOS!



Foto 1-Ponte do Bico ou de Palmeira que separa
Braga de Amares
Pelo menos a mim, para além de gostar muito de ciclismo, desde sempre, uma das coisas que me faz estar quatro ou cinco horas em frente a um televisor, é o facto de, hoje, com as transmissões televisivas, podermos acompanhar o desenrolar da corrida, mas também, deleitarmo-nos com as belíssimas imagens que são postas no ar, dos lugares por onde "anda a volta".
Acabamos por "viajar" sentados no sofá, rever sítios que já conhecemos, vê-los de ângulos novos, principalmente do ar, ver outros sítios novos pelos quais ficamos interessados e, mais tarde ou mais cedo, acabamos por passar por lá e visitá-los (as Fisgas do Ermelo, por exemplo, aconteceu comigo, entre muitos outros).
Foto 2-Foz do rio Homem que, vindo da esquerda
(na imagem),  aqui se junta ao Cávado
Ontem, justamente, a volta andou por aqui "às voltas", ou seja no nosso verdejante e lindo Minho, tendo partido de Barcelos (a 20 kms de Braga), foi até Ponte de Lima e Ponte da Barca, mais a norte e, "desceu" novamente até Vila Verde, Amares, Póvoa de Lanhoso e, finalmente, Braga, onde estava instalada a meta, após, duas subidas ao Monte Sameiro.
Pouco depois de começar a transmissão em direto, aparece a belíssima imagem aérea, que vemos na primeira foto. Sim, é o nosso belíssimo rio Cávado, atravessando a Ponte do Bico ou Ponte de Palmeira e não a Ponte de Prado (essa fica ou pouco mais a jusante). Quem fez o estudo dos sítios, ou estava distraído, ou então, trata-se de amadorismo puro e falta de cuidado, mais a mais, quando sabem que vão ser vistos por milhares de pessoas e que, se muitas sabem e admitem o erro, outras vão ficar com informação errada. Não é que morra alguém por isto, mas por favor, não é digno de uma estação de televisão como a RTP.
Foto 3-Santuário do Sameiro, Espinho-Braga
Mas, para mim, o pior ainda estava para acontecer. Depois dos primeiros ciclistas ultrapassarem a meta do Prémio de Montanha, instalada junto à Praça Papa João Paulo II no Santuário do Sameiro, é colocada no ar, a imagem aérea do Santuário do Sameiro que se vê na foto 3. Por favor, não é admissível um erro destes e, não houve ninguém atento, que retirasse a legenda e a substituísse pela correta. E esta imagem, com a legenda errada, ainda esteve "no ar", uns bons segundos. O próprio comentador, que eu aprecio, pelo seu bom trabalho, "engasgou-se" quando viu o engano, mas não foi capaz de fazer  a respectiva correção verbal. Era o mínimo.
Assim, com tantas "gaffes" juntas, o melhor é não colocarem nada a legendar a imagem, deixem à curiosidade dos telespectadores. Pelo menos não ficamos a pensar que, não fazem as coisas com o devido rigor de informação. Sim, porque de informação se trata, e que está a ser passada, cheia de imprecisões.

E DEPOIS O MACACO SOU EU!







José Campos
@2018

ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...