sexta-feira, 6 de março de 2020

"POSTAIS DA CIDADE"
AO SENHOR PRESIDENTE DA
CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA
DR. RICARDO RIO

Em primeiro lugar, o meu pedido de desculpas, por estar sempre a "maçá-lo", mas infelizmente, nesta nossa cidade, há tanta coisa a resolver que, na verdade, é difícil sair à rua e não encontrar algo a "criticar". E vamos ao que interessa, por hoje.
Ontem, como faço amiúde, fui dar a minha voltinha de bicicleta e, como quase sempre, utilizei a Ecovia do Este (nome oficial). A certa altura, e vindo no sentido Rua 31 de Janeiro-Av. da Liberdade, na Rua dos Galos, depois de passar a ponte sobre o rio Este, sou surpreendido por um carro, vindo da minha direita, por uma ruela que vem do Carandá e entronca ali com a ciclovia.
Porque ando sempre devagar e porque tive alguma (muita) sorte, não esbarrei no carro e me estatelei no chão, com as "amolgadelas" que isso me poderia trazer. Desta safei-me.
Claro que entrei em conflito com o condutor, por duas ordens de razões: primeiro porque acho que vinha com velocidade a mais, num local daqueles e, em segundo, porque apesar de estar autorizada a  circulação de automóveis naquele troço (até à Rua dos Barbosas), eu estava na ciclopista e, portanto, teria prioridade. 
O condutor da viatura é que não estava pelos ajustes e, insurgiu-se para comigo, perguntando-me onde estava a sinalização que me dava esse direito de prioridade. Pois bem, olhei para todos os lados e, na verdade não há nada, que diga aos senhores condutores, que estão a aproximar-se de uma via pedonal clicável e por conseguinte, alertá-los para o cuidado, redobrado, que devem ter ao aproximar-se daquela via. Ainda estes dias fui fazer a Pista de Cicloturismo de Guimarães-Fafe, que foi feita sobre o traçado da antiga via férrea e, tem ainda alguns cruzamentos de nível,  com estradas secundárias, mas todos eles bem sinalizados, quer para os carros, quer para os utilizadores da ciclovia.
Aqui, nada. Limitei-me a "meter a viola no saco" perante a "ameaça" que a cara e a voz do meu interlocutor me sugeriam, dei corda aos sapatos, e pus-me ao fresco.
Por isso peço encarecidamente ao senhor Presidente, Dr. Ricardo Rio, que mande, por favor, um técnico da câmara, de preferência que saiba do assunto, e colocar a sinalização que falta por lá (penso que muita), para que todos possamos circular com mais segurança. 
Ou será que temos de esperar que algo de grave aconteça para depois se "meter trancas à porta"?
Espero bem que não.

E DEPOIS O MACACO SOU EU!








José Campos
@2020.03.06

ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...