sexta-feira, 18 de maio de 2012

CRÓNICAS DE BEM DIZER-18  de Maio de 2012

Boa Noite Meus Amigos

1-HÁ ROTUNDAS E...ROTUNDAS

Depois de um dia extenuante que me deixou sem vontade sequer de pensar, aqui estou com a minha habitual Crónicas de Bem Dizer em respeito aos meus fieis seguidores (poucos mas bons).
Não tenho grande coisa para dizer (mas há muito que se possa dizer), vou apenas debruçar-me (espero não cair) num aspecto que diz respeito à cidade onde vivemos, ou seja a nossa Braga. E por acaso, eu que sou de Viseu (de nascença) e de Braga (de adopção) vou "meter" as duas ao barulho, ou melhor, quem delas trata, no que aos espaços publicos diz respeito.
Viseu (a mais linda cidade de Portugal) é, muitas vezes jocosamente citada pelo facto de ter muitas rotundas (e na verdade tem). São necessárias e, quase todas ou mesmo todas (atrever-me-ia a afirmá-lo) estão impecavelmente tratadas e até dá gosto dar duas voltinhas às mesmas para apreciar a bela jardinagem ali patente e os monumentos que enfeitam a maior parte delas. Dá gosto "rotundar" em Viseu.
Em ponto (não cardeal) oposto, está a nossa Braga que, tendo também muita rotundas (e não sei se não terá mais que Viseu), são das "mais belas" que tenho visto, pela originalidade que têm. Só faltam lá as vaquinhas (os animais claro) a pastar, para dar bom uso ao pasto que lá graça. E, diga-se em abono da verdade, que os visitantes da Bracara Augusta devem ficar bem impressionados com a beleza das mesmas.
Há para aí uns senhores que fazem de policias (antes alguns deles eram jardineiros) que se calhar serviam melhor a cidade a arranjar e manter bonitas as "belas rotundas" de Braga.
Pode ser que um dia ainda tenha de dar o braço a torcer, mas para já (e nos proximos tempos) não estou preocupado com isso pois sei que não vão ligar nada.
"Ai senhores" como dizia um actor (por acaso de Braga) numa conhecida novela que passou num dos canais de televisão portugueses (ainda temos coisas nossas).
Como não tenho legendas e, para que não fiquem confundidos, as duas primeiras fotos são precisamente de...Viseu e as outras duas são de Braga (rotunda de entrada a quem vem de Barcelos)

2-CUIDADO ELES ESTÃO AÍ PARA NOS DOMINAR
Num destes dias, a um Domingo (para o caso não interessa), tive necessidade de comprar um utensilio aqui para casa e, como o mais perto que tinha, fui aqui a uma daquelas que chamamos "loja dos chineses", a uma grande que há aqui para os lados da ponte de S. João.
Como não encontrava o que pretendia pedi ajuda a um "simpático" senhor que por lá estava (ou tinha os olhos pequeninos ou então ainda estava a dormir) que, com o cabelo completamente despenteado (ainda não tinha visto água naquela manhã concerteza) e de aspecto duvidoso (não condizente para estar a atender publico...mas com eles vale tudo) e digo-vos, não podia ter escolhido melhor; o cavalheiro não percebia patavina (algumas  palavras, mas poucas) da língua de Camões. Como não nos entendiamos (eu não falo nem quero falar chinês...pelo menos no MEU país) pedi-lhe para chamar alguém que me soubesse responder às minhas duvidas e sobretudo que me entendesse. 
E pasme-se (de boca bem aberta) diz-me o oriental com a maior das latas "Não fala chinês mas aconselho-o a aprender"  
Vou seguir o conselho do "amigo" não vá o diabo (a economia) tecê-las e eu tenha mesmo de deixar de falar Português e ter de começar a falar Chinês, mesmo aqui em Portugal.
"E esta hem!!!" como dizia o Fernando Peça.


José Campos





ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...