sábado, 15 de setembro de 2012

CRÓNICAS DE BEM DIZER-14 de Setembro de 2012

No dicionário Houaiss (passe a publicidade) a palavra AMIZADE é definida da seguinte forma:
1-sentimento e grande afeição, de simpatia
1.1-grande apreço, solidariedade ou perfeito entendimento entre entidades, grupos, instituições, etc...
2-reciprocidade de afeto
3-aquele que é amigo, companheiro, camarada
....e define AMIGO como:
1-que ama, que demonstra afeto, amizade; afeiçoado
2-em que há amizade, benevolência; amical
.....
4-que ou aquele que é ligado a outro(s) por laços  de amizade
.....
Ora até aqui nada de novo, o dicionário, tal como o algodão, não engana. Define de forma clara o que é ser amigo e o que é ter amizade a alguém, seja uma pessoa, uma qualquer instituíção ou  até mesmo um animal.
E, é muito comum dizer-se, em ditado popular que, "quanto mais conheço os homens, mais gosto dos animais".
Pois bem, em experiência recente, mal terminada, pois os pressupostos de partida estavam desde logo adulterados por um dos lados, leva-me, com mágoa, a dizer que prefiro dar a minha amizade ao cão vadio que na rua tenta sobreviver aos maus tempos, do que a muitas pessoas que, encapotadas de falsidade e torpes na sua avaliação do que é ser amigo, vislumbrando apenas a exploração do outro naquilo que lhes convêm, se aproveitam, enquanto lhes é útil, daqueles que abertamente lhes abrem as portas do seu coração e os recebem de braços abertos como AMIGOS.
É de uma angústia atroz e ao mesmo tempo eivada de alguma raiva, que percebemos o quanto nos usaram, como amigos, para atingirem os seus objectivos e que quando realizados, pura e simplesmente mostram a má formação que têm e a falta de um minimo de educação para com aqueles que lhes foram úteis, mas acima de tudo amigos.
Que sirva de exemplo para futuro, mas preferia nunca, mas mesmo nunca, ter de estar aqui a manifestar a minha indignação para com pessoas que não merecem sequer andar em cima da nossa sombra, quanto mais recebê-los no nosso seio.
Enfim, já não importam os valores morais e éticos, pervalecem a safadez e o mau carácter, aliado à mentira.
 
José Campos

ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...