quinta-feira, 25 de junho de 2020

AO SENHOR PRESIDENTE DA ARS NORTE
(OU A QUEM DE DIREITO)

Sou utente do Centro de Saúde do Carandá em Braga, beneficiário de médico de família e sou portador de doença crónica, a qual me coloca nos chamados "doentes de risco", face a esta pandemia que por aí grassa.
CENTRO DE SAÚDE DO CARANDÁ
No, já longínquo, dia 17 de Março de 2020, tinha consulta marcada para as 8,15 horas, sendo que me apresentei, bem antes, à mesma. O tempo começou a passar e, os já muitos utentes, que se encontravam, numa já farta fila, começam a ter sintomas de "ansiedade", uma vez que, não chamavam ninguém para consulta.
A certa altura apareceu à porta, um cavalheiro, com fracos modos, a anunciar que não iriam haver consultas "estamos a preparar as instalações para receber eventuais infectados com Covid 19".
Estávamos no início daquela fase, em que, diariamente, apareciam novos infectados e, começaram a surgir noticias das primeiras mortes. Até aqui nada a obstar. Antes de me retirar, pedi para falar com a minha médica, o que não foi possível, vindo a ser informado por um cavalheiro (que se intitulou director do centro de saúde) de que "hoje não vamos atender ninguém. Daqui a dois ou três dias, voltaremos a remarcar as consultas e será avisado de tal".
Pois bem, hoje é dia 25 de Junho de 2020, já passaram mais de 100 dias, e contacto, nada. Será que agora só há doentes Covid 19 e nada mais? Será que estamos todos curados de outras maleitas? Será que a diabetes, agora, já não é perigosa e provocadora de outras doenças? Será que a minha médica, que antes, era tão insistente a lembrar-me que tinha de ir à consulta, pelo menos, duas ou três vezes por ano, já se esqueceu de mim e de outros na minha situação?
Pronto, fica aqui o desabafo, na esperança de que algo mude nesta complicada situação, e que as coisas voltem ao normal, para que, os que felizmente, não foram infectados, tenham também, acesso aos cuidados médicos.
Espero que me oiçam (leiam) e comecem a pensar nos outros (em nós). Ficaria(mos) muito agradecido(s).

E DEPOIS O MACACO SOU EU!

  
  




José Campos
@2020.06.25

ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...