quinta-feira, 1 de setembro de 2022

NOTA ABERTA AO SR. PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE GUALTAR OU A QUEM DE DIREITO

IDEIAS, NÃO FALTAM...MAS

Quem anda pelas ruas e estradas do nosso concelho de Braga, depressa se apercebe que, são, na sua grande maioria, más e, até mesmo, perigosas. 

Salvo raras exceções, observam-se buracos por todo lado, má sinalização ou mesmo inexistente, erva a crescer em tudo o que é sitio, nas rotundas, nos passeios e bermas de estrada e mesmo, em alguns sítios, a ramagem das árvores, já é tão grande que, invadiu mesmo a faixa de rodagem (basta ver a estrada antiga da Povoa de Lanhoso, antes de chegar à rotunda da variante do Fojo), tornando a circulação difícil, e com perspetivas de, um dia destes, estarmos a lamentar algo de grave.

Quem circula de carro ou outro veiculo motorizado, muitas das vezes, nem se apercebe. Quem, como eu, que calcorreia as ruas e estradas do nosso concelho, de bicicleta, com mais facilidade se apercebe destes "pequenos" pormenores, que dificultam a vidas das pessoas, dão mau aspeto e são perigosos para a integridade física de quem por lá circula.

E, mais. Houve por aí intervenções, em algumas estradas, em que, só por aselhice ou falta de jeito, é que se entrega uma obra assim. Vá-se ver, por exemplo, o troço da nacional 14, entre a Bosch e o apeadeiro de Ferreiros, e vejam bem, como deixaram as grelhas de escoamento de águas pluviais. A invadir a faixa de rodagem e com um buraco de 5 cms pelo menos. Quem por ali circular de moto ou bicicleta, ou conhece bem e desvia-se, ou corre o risco, potencial e elevado, de enfiar a roda no buraco e dar um grande trambolhão. Uma vergonha.

Outra das grandes obras que por aqui se fazem, é abrir valas, para enterrar tubos ou cabos. Não sou contra isso, não. Pelo contrário. É bom que aliviem a zona aérea desses inestéticos fios, ficando mais seguro e com aspeto arrumado. Agora o que se pede, é que, ao taparem a vala, deixem a estrada compostinha como a encontraram. Mas não, na grande maioria dos casos, a estrada fica destruída, mal alcatroada e pejada de buracos. Isto só por aqui. 

E, o exemplo, recente e elucidativo, é o da estrada de Gualtar (antiga estrada para a Póvoa de Lanhoso), onde abriram uma vala enorme, para colocar tubagens e cabos, e no fim ficou (e ainda está) toda mal alcatroada, com uma superfície irregular que, até mesmo os automóveis, se desviam para circularem no alcatrão mais direitinho.

E, como se não bastasse o mau piso, houve algum iluminado e perito em trânsito, que se lembrou de colocar estes "policias deitados" (os que se vêm nas fotos), como lhes chamava o meu velho pai, para reduzir a velocidade dos veículos. Não era necessário, pois da maneira que o piso se encontra, já somos mesmo obrigados a "quase parar". 

Mas, mais grave ainda, é colocar estas estruturas, numa via publica, e depois deixar tudo à sua sorte. Não se zela pela manutenção das mesmas, e a seguir, é o que se vê nas fotos. Uma vergonha.

Temos de começar, também, a pedir a demissão, de presidentes de câmara e de juntas de freguesia, quando estes não cumprem nem fazem o que prometeram. Não é só as "cabeças" dos ministros.   

  

E DEPOIS O MACACO SOU EU



  





José Campos

@2022.09.01

ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...