terça-feira, 26 de junho de 2018

"POSTAIS DO PAÍS"
AO SENHOR PRESIDENTE DA
REPUBLICA PORTUGUESA
PROF. DOUTOR MARCELO REBELO DE SOUSA


Em primeiríssimo lugar, desejo e espero, que V. Exª, já se encontre restabelecido do "incidente" ocorrido no passado sábado, aqui por terras minhotas. Assim seja.
E foi, com imensa alegria, que pude ver, pelas noticias que fomos recebendo, que V. Exª foi tratado, no "nosso" hospital, de forma célere e eficiente. Não porque é o presidente de todos os portugueses, mesmo daqueles que, como eu, não votaram na sua candidatura, mas porque, foi um cidadão que se sentiu mal e, naturalmente, dirigiu-se ao referido estabelecimento de saúde para ser assistido. Direito universal de todos nós.

E, pelo que ouvi, entre a sua entrada no estabelecimento de saúde, a assistência que teve (pelo que se soube uma questão de desidratação provocada por complicações estomacais) e a sua saída (alta hospitalar), pouco mais de duas horas e meia decorreram. Fiquei satisfeito, que tenham tratado tão bem e tão rapidamente, um português que, como muitos outros, infelizmente, têm de recorrer a estes serviços altamente especializados.
Pois e a questão é precisamente essa. Um português, que como o senhor, goza dos mesmos direitos "universais" tão apregoados por aí e, até muitas vezes, por V. Exª, e que lhe está a enviar este pequeno e simples postal, aqui à dois meses, teve de recorrer ao mesmo hospital, por um problema, em tudo idêntico ao que se passou com V. Exª, deu entrada às seis da manhã e saiu às onze da noite, sem que, em algum momento da noite e do dia, lhe tenham perguntado se tinha fome ou sede.
Não está em causa o tempo que gastaram com V. Exª, o que está em causa é o que "gastaram" comigo. Bom era, que todos fossemos tratados, com a mesma celeridade e eficiência. Infelizmente, são mais os "nãos" do os "sims".
Ah, e não leve a mal, a minha questão; espero que tenha pago a conta. Sim, porque pode acontecer-lhe como a mim; chegar-lhe a factura a casa (tudo bem, nada contra) com consumos e preços, dos quais, não fui informado. Dou só um exemplo:
          -Antigénio especifico da Próstata (PSA) total, s...1,40 euros 
          -Prolactina (PRL), s...............................................1,10 euros
          -Aminotransferase da alamina (ALT), s................0,35 euros
e outros que tais.

Quando vamos a um restaurante, pedimos a lista, escolhemos e somos conhecedores do valor a pagar. Aqui não, pagamos a consulta e depois aparecem todos estes "consumos" (não digo que não foram usados) mas dos quais, eu não era conhecedor, nem sequer, do seu preço. No mínimo dá-nos para duvidar. Legalmente penso que, já que são objeto de pagamento pelo utilizador, a lista de preços, deve estar afixada em local visível, como acontece com todos os estabelecimentos comerciais e, este não deixa de o ser, também, e que grande comércio. 
Desculpe o desabafo senhor Presidente, e ainda bem que foi assim tão bem tratado, na minha terra de adoção.
Pena é que, nem todos os portugueses tenham esse mesmo tratamento.
E, já que este incidente, fez com que V. Exª não assistisse ao São João de Braga, desde já o convido a que, para o ano venha até nós. Teremos todo o gosto em o receber...sem doenças, mas com muitas marteladas.
Um abraço amigo.


E DEPOIS O MACACO SOU EU!


  





José Campos
@2018




















ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...