sexta-feira, 22 de junho de 2012


GUIMARÃES MONUMENTAL
Veja e comente

http://www.youtube.com/watch?v=1S8FpbvRBDM

http://www.youtube.com/watch?v=X6i7Cp5jTL8



José Campos
CRÓNICAS DE BEM DIZER-22 de Junho de 2012

Ontem, de camara de filmar ao pescoço e máquina de fotografar em punho, lá apanhei o autocarro (diga-se caro 3,15€) de Braga para Guimarães onde decidi passar o dia a visitar aquela cidade este ano Capital Europeia da Cultura. E se havia muitas "atrações" que já conhecia, outras havia que ainda não tinha tido o prazer de visitar, deslumbraram-me pela riqueza que encerram. E diga-se, a "talho de foice" que o centro histórico da "cidade berço" está um mimo (pondo-se ou não em causa a aridez a que foi votado o Toural).
Pois bem, foi durante as nove horas que por lá passei que ocorreram as "anomalias" que vou relatar.
1-Por detrás do palácio dos Duques de Bragança, onde decorrem obras em todo o espaço, existe uma capela, muito antiga, que sem qualquer informação, me levou a interpelar dois jovens que passavam, no sentido de me informarem do nome da referida capela. E pasme-se a resposta recebida: "Não sabemos pois não estamos muito ligados a essa coisa da religião". Pois é meus amigos não se trata de religião ou não, de estar ligado ou não, trata-se sim de conhecer o património que existe na cidade onde vivemos (no caso dos jovens). Fiquei surpreendido (se calhar até não) pela resposta e falta de cultura destes jovens, que vivendo aqui, passando aqui muito tempo, passeando aqui, nunca tiveram o interesse ou ao menos a curiosidade de saber o nome da capela. Tive sorte, pois o senhor Padre José Lima de Carvalho estava lá pelas imediações e acabou por me abrir a porta e mostrar-me esta linda capela (dando-me ao mesmo tempo uma autêntica lição de história relacionada com a capelinha) que, embora espartana, é muito bonita. Chama-se Capela de Santa Vera Cruz e vale a pena visitar. E já agora convido os dois jovens a visitarem a capela e a interessarem-se pelo rico e fabuloso património que a sua cidade encerra.
Enfim é o futuro do país que está em causa.

2-Ainda hoje ouvi, novamente, falar no chamado "prédio Coutinho" em Viana do Castelo, que segundo os entendidos representa uma aberração em termos de urbanismo. Não sou técnico, tenho a minha opinião sobre o assunto, mas não é isso que me leva a escrever estas linhas. Portanto passo a explicar.
Em Guimarães existe um lindo exemplar de barroco o Palácio Vila Flor que é "um ex-libris" da cidade.
Pois bem, com a necessidade de instaurar um espaço mais moderno e funcional para as necessidades culturais da cidade, aqui há uns anos foi construído o Centro Cultral Vila Flor quase em cima (e digo quase em cima pois está mesmo a poucos metros do Palácio Vila Flor) não dando ao mesmo a necessária "distância" para que este seja, como até agora foi, o centro das atenções deste espaço lindissimo. Mais uns metros e o Centro Cultural abafava o Palácio, reduzindo-o a um mero palácio "já muito antigo" como me disseram.
Está feito está feito, mas merecia uma reflexão tal como o prédio Coutinho mereceu em Viana do Castelo.
E assim vai o nosso país.
Já agora, como resultado da minha passeata pela cidade, vou editar dois videos em YOUTUBE - arci863 com imagens desta linda cidade e do seu fabuloso património. Espero que gostem. Obrigado.

José Campos




ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...