domingo, 26 de fevereiro de 2017

"POSTAIS DA CIDADE" AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA
DR. RICARDO RIO

Senhor Presidente, Dr. Ricardo Rio. Sei que não é "do seu tempo", mas como só agora me apercebi, é a V. Exª que me dirijo.
Quem circula na Av. dos Lusíadas (mais conhecida como variante do Bom Jesus), logo no início, atravessamos o Rio Este. Curioso de ver é que, do lado direito podemos chegar-nos à "varanda" da ponte e observar o correr das águas. Já do lado esquerdo, ou seja do lado do Hotel Mélia, tal não é possível. E porquê? Porque, aquando das obras de construção daquela unidade hoteleira, alguém vendeu, também a ponte e, vai daí, toca a colocar uma rede ao longo de toda a "varanda" esquerda da ponte. Rede essa que rodeia todo aquele terreno que vai até à rotunda, tornando o acesso ao Rio Este apenas possível a quem está na referida unidade hoteleira.
Penso tratar-se de um engano (espero estar certo), e não mais uma daquelas "negociatas" a que estamos habituados a assistir.
Ou seja, cabe ao actual executivo, mandar retirar aquela rede de cima da ponte e fazer com que as margens do Rio Este sejam acessíveis a quem pretenda frequentá-las e, não como agora, que parece uma propriedade privada, logo só os seus "proprietários é que lá podem ir.
Já agora aproveito para informar V. Exª. do seguinte. Logo depois da nascente do Rio Este, na Serra do Carvalho, o rio, passados alguns metros após a nascente, vira para a esquerda e precipita-se serra abaixo, até chegar às mais planas terras de Este S. Mamede. Ora bem, outro dia, ao fazer uma caminhada desde a nascente do rio até à cidade, verifiquei que, neste trecho, o rio está vedado com redes, ou seja pertence totalmente a um privado, e só consegui passar porque o senhor por lá andava e me abriu as portas para eu passar. Pois, penso que estamos perante mais uma situação de usurpação abusiva de um espaço que é de todos.
Senhor Presidente, mande, por favor, repor a legalidade nestas duas situações. Era bom, para que alguns não pensem que são mais espertos do que outros, mas sobretudo, para que a legalidade seja reposta. Obrigado. 





E DEPOIS O MACACO SOU EU!


JOSÉ CAMPOS






ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...