segunda-feira, 6 de agosto de 2018

"POSTAIS DA CIDADE"
AO SENHOR PRESIDENTE DA
CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA
DR. RICARDO RIO

Av. Dr. Francisco Salgado Zenha
Embora a lei já o previsse, só a partir da catástrofe do ano passado, com os incêndios de Junho e Outubro, é que se tomou consciência, de que era urgente, limpar as matas, por esse Portugal fora, bem como as zonas urbanas, para as quais a lei é muito clara, quanto aos procedimentos, ao que deve ser limpo, quanto e quando.
Pois bem, se houve gente que lançou, de imediato, mãos à obra, outros houve que ficaram à espera, ou que alguém fizesse o trabalho por eles, ou que tudo caísse no esquecimento e ficava como está.
Felizmente que, muito boa gente, tomou consciência, quer pessoas individuais, quer autarquias e, mesmo o Estado, também ele proprietário de uma grande parte da mancha florestal do país. Ainda bem.
Mas há outros, que na sua exemplar "chico espertice", característica dos portugueses (de alguns, nem todos), para além de não limparem, podar ou cortar, ainda "ocupam" o espaço publico, como se deles fosse, não se interessando, se incomodam, ou não, quem por ali passa (trata-se de um passeio publico).
Dá vontade de levar uma serra e, de fora, fazer a tosquia às pobres árvores, deitadas ao abandono pelos seus reais proprietários. Mas não é obrigação nossa, fazer tal "corte".
Av. Dr. Francisco Salgado Zenha
E, também é obrigação, da autarquia e de quem está destacado para tal (se é que há alguém por lá com essa missão), dar uma volta pela cidade e, notificar todos aqueles, como os que se vêm claramente nas imagens, a fazerem o necessário desbaste de forma que a via publica não seja invadida. Mas, a avaliar pelo tamanho que aquilo já tem, nunca ninguém se incomodou a reparar tal anomalia.
Por isso, pedimos, ou melhor, exigimos, que o senhor Presidente envie alguém para aquelas bandas e notifique, quem de direito, a proceder à limpeza. Caso não obedeçam, a lei prevê coimas, que devem ser aplicadas, sem olhar a quem. Este cenário, como já devem ter identificado, é na Av. Dr. Francisco Salgado Zenha, depois do Minho Center e quem vai em direção a Nogueira. Mas há muitos mais por aí, basta dar uma voltinha pela cidade e, em muitos casos, a responsabilidade é, diretamente, da autarquia.
É Bom Viver em Braga, mas com ruas limpas e asseadas e, não só com festas e festinhas, brancas ou escuras.

E DEPOIS O MACACO SOU EU!









José Campos
@2018



ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...