sábado, 11 de fevereiro de 2023

MAS QUE CONFUSÃO...OU NÃO?!EXPLIQUEM-ME.

Esta minha intervenção, tem mais a ver, com um pedido de esclarecimento, do que, propriamente, uma critica, seja a quem for. Apenas quero ficar esclarecido e, uma vez que sou frequentador habitual daquele espaço, saber as regras a que tenho de atender. Porque como está, nem "peixe" nem "carne", não serve a ninguém. Apenas gera confusão e, até conflitos de transito. 

Quem é de Braga ou mesmo não sendo, frequenta a ciclovia do Este e a sua extensão pela Av. Dom João II, depara-se com algumas rotundas (quatro, desde o inicio da avenida até à chamada rotunda do Média Market) e com diversa sinalização (quer horizontal, quer vertical) e para a qual, suponho eu, nunca olhou como devido cuidado, de maneira a perceber "quem deve ceder a passagem a quem. Mas é bom que o faça, para evitar surpresas. 

Claro que, para quem circula a pé, não há duvidas pois as regras de trânsito são claras e universais. Mas quem circula de bicicleta? Será que está correta a sinalização, ou estamos perante uma enorme "salada de sinais"? Portanto, vamos "pensar" somente nos ciclistas, uma vez que, os peões estão protegidos.

Foto1- rotunda junto ao Média Market. Para quem vem de Lamaçães se aproxima da referida rotunda, face ao sinal que lá está colocado, têm ou não que dar prioridade aos ciclistas que circulam na faixa vermelha (indicativa de ciclovia), uma vez que está para lá do sinal ?
Foto 2- na mesma rotunda e logo a seguir deparamo-nos com esta situação. A faixa vermelha continua ao longo de toda a rotunda, mas aqui, o sinal de cedência de prioridade, já está para lá da faixa vermelha. Logo, o ciclista, que vinha a fazer o rotunda, após alguns metros, deixa, subitamente, de ter prioridade, colocando-o em risco real de ser atropelado (e logo aqui, em que uma grande maioria - não absoluta - de condutores, nada respeita.
Foto 3 - rotunda do Brácaro (junto ao Hotel de Lamaçães). Aqui, o sinal como se vê, está para lá da faixa vermelha, pelo que retira a prioridade aos ciclistas que nela circulem. Mas atente-se à sinalização horizontal (no chão). Afinal, o ciclista tem ou não prioridade? Como todos sabemos, a sinalização horizontal, é tão válida como a vertical. Em que ficamos, senhores "sinaleiros" desta linda cidade? Dão prioridade e tiram logo de imediato.
Foto 4 - na mesma rotunda, só que do outro lado. Mais uma vez a placa está para lá da ciclovia, mas antes está o sinal pintado no chão. 
Foto 5 - nem tudo é negativo (se é que estou a ver bem a questão). Pelo menos uma vez, a placa diz tudo o que deve ser dito, quer ao condutor (e principalmente a este, que tem ceder prioridade, a quem circula na ciclovia) e ao ciclista que, sabendo da existência da placa, pode avançar na travessia da via, mais à vontade, mas sempre com cuidado.
Esta confusão generalizada, tem-me tirado horas de sono, porque não consigo compreender, como se pode ser tão descuidado, num assunto que, à segurança das pessoas e bens, diz respeito. Afinal, quem nos devia proteger, faz o inverso, lança-nos num caos total, pondo em risco, por incompetência, a vida das pessoas que por ali andam.
Nota: eu, ainda não estou seguro, se estou ou não, a ver bem o problema. Por isso peço, a quem de direito que me esclareça. Caso eu "tenha razão", exijo (imos), de imediato, a correção de tal situação, antes que alguém se aleije. Ou estão à espera que alguém morra por ali?

Desde já, as minhas desculpas, se estiver enganado.
   E depois o macaco sou eu

  


José Campos
@2023.02.11


ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...