sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CRÓNICAS DE BEM DIZER-05 de Outubro de 2012
 
1-AMIGOS...QUEM OS TEM!
 
"Inimigos quem os não tem!", este dito popular vindo dos nossos ancestrais, já concerteza todos ouvimos e pronunciamos. Pelas mais variadas razões, não conseguimos agradar a "gregos e troianos"e, lá vamos, ao longo da vida, "arranjando" uns "inimigos" que, na maior parte das vezes, não passam de umas simples "zanga de namorados".
Mas vejamos, se eu me conseguir explicar, qual a razão do titulo. Vou tentar, não sei se terei "engenho e arte" mas não será por isso que não tentarei.
Esta tarde, numa paragem que fiz durante um passeio de bicicleta na companhia do meu neto (estou a ver se me habituo a andar de bicicleta, sempre é mais barato), tive a "felicidade" de encontrar uma "amiga" a quem já não via há longa data. Por sinal, aqui há uns anos atrás (para aí uns sete ou oito) tive a oportunidade de arranjar emprego para uma das suas filhas. Na altura pediu-me e, através de alguns conhecimentos que tinha e felizmente ainda tenho, consegui a colocação para a menina que, de imediato, iniciou funções, vindo a saber mais tarde, por terceiros, que até "estava contente com o emprego" e que "já teria assumido funções de maior responsabilidade na empresa". Sinal de que tudo corria bem, felizmente.
Pois bem, não que estivesse à espera de nenhuma recompensa pelo meu acto (de arranjar o emprego para a menina), de algum cheque ou de qualquer outro bem material,  mas ao menos de um OBRIGADO que não custa nada e fica bem a gente de educação. Nunca chegou, nem de mãe nem de filha.
O tempo passou e o "incidente" varreu-se-me de memória, não fosse hoje, reencontrar esta minha "amiga" e ficar estupefacto ao ouvir o mesmo pedido de há sete anos atrás; "a empresa fechou e ela está desempregada".
Sinceramente, há estômagos para tudo, mas a paciência já começa a faltar.
 
2-UNS PODEM OUTROS NÃO
Aqui há dias, neste mesmo espaço de cidadania, quase fui crucificado por ter escrito, em momento de maior revolta, algumas palavras sobre o actual estado do país e, sobretudo, de quem nos está (e tem andado) a (des)governar. Recebi criticas, conselhos para ser mais comedido nas palavras e até ameaças de que "dentro em breve iria ver o meu blogue bloqueado". Resisti e, só não resisti como continuei e continuarei por mais entraves que me coloquem.
E serve isto para dizer o seguinte; esta semana, ouvimos da boca de um senhor, que até é conselheiro de estado, dizer que, quem nos governa neste momento, são uns bandidos, uns ladrões e, não são uns quaisquer, são bandidos de arma em punho, o que é mais grave. Vem a propósito das declarações do senhor Dr. Marques Mendes (que também já por lá andou e nada fez) dizendo que estas medidas de austeridade agora tomadas são um verdadeiro "Assalto à Mão Armada". 
Quem sou eu para discordar do senhor, mais a mais de quem os conhece tão bem, e com eles conviveu de perto. Por conseguinte lá terá as suas razões para lhes chamar assaltantes o que, na minha modesta opinião, é brando demais.
Enfim, assim vai a nossa vida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
José Campos


ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...