terça-feira, 1 de maio de 2012

BRAGA DESAPARECIDA...OU ESQUECIDA

Bem meus amigos, hoje dia 1 de Maio, dia do trabalhador e, para já ainda feriado, lá fui até à Avenida Central decidido a ouvir e a ver a movimentação que as centrais sindicais tinham promovido para aquele local, já que é ali, tradicionalmente que, em Braga, se comemora este dia. Surpresa minha, nada, nem uma bandeirita vermelha por lá se viu. Talvez o tempo tenha metido medo aos trabalhadores e sindicalistas de Braga e resolvessem ficar em casa no descanso do sofá e comando da televisão na mão fazendo o habitual zapping  à procura do menos enfadonho canal de televisão. Fica para o ano pode ser que haja Sol, mas também pode ser que já não seja feriado. Paciência.
Mas não dei o tempo por perdido. Hoje não fui visitar nenhuma Igreja nem nemhum palacete antigo (e há muitos em Braga) para dar conta fotograficamente falando aos meus amigos. Pura e simplesmente decide-me a dar uma voltita pelo centro histórico da cidade. Mas não fui muito longe, pois ao passar na nossa Arcada (ainda amputada pela "ocupação" que um dos cafés ali existentes continua a fazer), deparei-me com uma exposição sui generis de um artista (sim artista pois quem faz isto só pode ser um artista), de nome EURICO, natural de Dume, reformado, mas não parado, pois aproveita os seus tempos, diz ele "livres" para nos construir estas maravilhas e, ainda por cima, retratos da nossa cidade desaparecida, mas não esquecida. Pois bem, é deste ocasional encontro que vos quero dar uma pequena nota no video (fraquito mas...) que a seguir vos apresento e, desculpem o tamanho (cerca de desasseis minutos), mas não tive coragem de cortar nada e quis mostrar tudo (é uma mania minha). Espero que ao menos tenham a paciência de ver e a boa vontade de gostar. Ficarei eternamente grato.
Pois bem, o senhor Eurico lá teve a pachorra de me "aturar" e responder às minhas curiosidades e, acreditem, ao ver aqueles artefactos tão antigos - do meu tempo de jovem - parece que voltei quarenta anos atrás. Vivi a minha juventude rodeado deles (o pião, a corda, o jogo das latas,o jogo do espeto...) pois naquela altura não havia carrinhos telecomandados e nem sequer tinhamos chineses para nos venderem tudo e mais alguma coisa. Mas adiante que isto não é para aqui chamado.
E assim passei mais de uma hora a ver e rever aqueles objectos que me dizem tanto, pelas recordações que me trazem e, a ouvir os lamentos do senhor Eurico, pois gostaria de ter algum apoio, já pedido ao Pelouro da Cultura da Camara de Braga, mas até agora nada de resposta. Adiantou-me que, no proximo Domingo vai estar novamente a expor na Arcada (naquele bocadinho que deixaram livre) com mais e novos objectos. Por isso faço daqui um apelo, em meu nome pessoal, Senhora Veradora do Pelouro da Cultura da Camara de Braga, dê lá um saltinho por favor, veja a beleza daquela exposição e dê um cartãozinho ao senhor Eurico para que ele possa pedir a ajuda que eu sei os senhores podem dar. Afinal ele só "quer um espaço para expor as suas obras e mostrá-las às criancinhas das escolas e ensiná-las a fazer estas coisas". Vá lá, não se pode recusar um pedido de um homem que se interessa, apenas, por aquilo que temos de melhor: as nossas crianças.

José Campos

O video completo sobre esta exposição já está disponivel no YOUTUBE em ferreiracampos1955





ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...