sexta-feira, 30 de julho de 2021

CRÓNICAS DE BEM DIZER - 30.07.2021

Quando não há respeito pelo nosso passado.

Quer queiramos, quer não, vivemos num país sui generis. Senão vejamos.

Dá-se, de mão dada e beijada, uma alta condecoração de estado (comendas, cruz de Cristo e outras), com uma facilidade arrepiante, a qualquer nababo, que por aí apareça e, sem grandes feitos em prol do país (basta saber dar uns pontapés numa bola, ou colecionar, com o dinheiro dos outros, grandes acervos de obras de arte, entre outros casos).


Faz-se luto nacional pela morte de fadistas, futebolistas e que mais istas e, por um homem, que colocou a sua vida e liberdade em causa, para que hoje, possamos, também nós, ser livres, nem uma palavra das digníssimas figuras do nosso Estado, que, com facilidade, esquecem que, não fossem eles, Capitães de Abril (e este a que me refiro está incluído neles), estaríamos, com certeza, ainda hoje, a viver os dias negros da ditadura salazarista/marcelista. 

E, vão aparecendo, a cada dia, comendadores e outros medalhados, a caírem nas malhas da justiça, que esperemos, seja bem apertada, de forma a que não possam, finalmente, fugir dela, sem serem severamente punidos pelos atos criminosos que, ao que tudo indica, praticaram. E as comendas e outras mordomias, devem ser, de imediato, retiradas, para que possamos ter o bom nome do país, limpo e livre desta escumalha.

E que dizer dos sofredores, recentes e inesperados de Alzheimer? Quando andavam a decapitar bancos e o dinheiro de todos nós, não estavam eles doentinhos. Agora, coitadinho do senhor, que afinal, já está com uma idade avançada, é de ter pena dele e aliviar-lhe os últimos anos de vida. E ele a fazer férias de luxo, a gozar com a nossa cara e com o nosso dinheiro (que ainda é mais grave). Cadeia com ele. As funerárias também vão às cadeias. 

E os presidentes da bola, esses sim, caricatos, mas com um poder enorme (mais do que o que se pensa). Afinal, parece que andam a aproveitar-se dos clubes em beneficio próprio?! Nada que eu já não tivesse falado (escrito) aqui neste mesmo blogue, em setembro de 2018 (Carta Aberta ao Presidente do Benfica). Não que eu soubesse de alguma coisa (não tenho os meios do Rui Pinto), mas que não ia (nem vou) com a cara dele, ai isso é uma verdade. E as choramingueiras, que esse senhor gosta de produzir, para que todos tenham dó e piedade do desgraçadinho, não colhem, espero eu, junto daqueles, que têm a obrigação nobre, de aplicar a justiça.

Por fim e, razão principal desta minha crónica, que dizer, quando o passado coletivo é pura e simplesmente esquecido? Já em 2012 (como se pode ver pela foto), chamava a atenção, de quem de direito, para o respeito que Gonçalo Sampaio nos merece. Entretanto, já mais do que um executivo, passou pela cadeira do poder e, não há meios de arranjar uns cobres, para fazer novo busto, do insigne minhoto (tal como está lá escrito). E para não fazermos mais vergonha, tal como também já propus, ou coloca-se o busto e tudo fica bem ou, tira-se de lá o pedregulho. Uma sem a outra, não.  

Uma boa semana para todos.

E DEPOIS O MACACO SOU EU!



 



José Campos

@2021-07-30



ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...