sexta-feira, 5 de julho de 2019

PAREM DE NOS ENGANAR!

Rio Torto perto de Panoias
Aqui à uns tempos, talvez já no ano passado (o tempo voa, como se diz), ao passar na Via Pedonal do Este (vulgo ciclovia), fiquei "com a pulga atrás da orelha" ao ver, no rio Este, umas bolas brancas, na água e presas, de margem a margem, por um arame. Que será aquilo? pensei cá para mim. Prossegui o meu caminho e nem me lembrei mais do assunto.
Passados uns dias, mais ou menos no mesmo sítio (depois de passar a Rua Bernardo Sequeira em direcção ao Complexo Desportivo da Rodovia) sou confrontado com grande aparado; montagem de um video hall enorme, na margem do rio, mesas do outro lado, pessoas em movimento, jornalistas e outros que mais. 
Bem, lá desci da bike e fui inteirar-me do que se estava a passar, tendo de imediato percebido, que se trataria de algo especial, uma vez que, entre a "multidão", identifiquei o nosso Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rio. 
E, na realidade era. Nada mais, nada menos, do que a assinatura de um protocolo de cooperação com uma empresa espanhola (com o apoio de uma outra portuguesa) para instalação de um sistema de monitorização das águas do rio Este, do ar e do ruído (daí as tais bolas brancas).
Pois bem, e sem mais demoras, vamos deixar "os entretantos e vamos aos finalmente" como dizia um saudoso actor brasileiro. Afinal, depois deste tempo todo, quais os resultados práticos deste sistema? Não há em Braga empresas e técnicos preparados para fazer este tipo de estudos? Gostava de obter resposta a estas perguntas e, já agora, aproveitava para colocar outra questão: quem vigia o rio e pune os infractores? Sim, porque o rio está cada vez mais sujo, com descargas ilegais a ocorrerem constantemente, com peixes mortos por todo o lado, enfim, uma vergonha. Pelos vistos ninguém liga, o que interessa é fazer para aí umas inaugurações de umas bolas brancas para transeunte ver, e depois deixar andar que o povo paga.  
E já agora, aproveitava para denunciar outro crime, que as nossas autoridades deixam passar impune.
Rio Torto perto de Panoias
Como podem ver nas fotos que publico, é o rio Torto, um pequeno curso de água que nasce nas Palhotas (segundo ontem consegui apurar) e vai desaguar no Cávado, lá para os lados de Padim da Graça. Ainda bem que as fotografias não têm cheiro, caso contrário, não poderia publicá-las, tal era o odor pestilento que ontem exalava do rio, ali para os lados de Panoias. E é esta água que vai parar ao Cávado, vinda, provavelmente da ETAR de Frossos. É lastimável que se faça tanto mal à Natureza e nada se faça para inverter estas situações. É um rio pequenino, sim senhor, mas é o que temos e tem trechos muito bonitos. Para além de incomodar quem passa e sobretudo, quem mora nas suas margens.
Para quando, actuação a sério e dura, de quem de direito, para com aqueles que cometem estas indecências. Quanto mais demorarmos, mais difícil vai ser, resolver os problemas, no futuro.

E DEPOIS O MACACO SOU EU!







José Campos
@2019.07.05

ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...