sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

AS "EXCENTRICIDADES DA NOSSA CIDADE"

Por hoje, não tenho muito a dizer. Deixo ao critério de cada um dos meus leitores, emitir opinião, caso o queiram fazer.

Av. 25 de abril em Braga
Mas, não se pode deixar passar, como se diz, em falso, mais um "atentado" contra a nossa cidade. E ele está aí, à vista de quem quiser ver e confirmar. 


Se passar para os lados da Av.25 de Abril, junta à Igreja de São Lázaro, não pode deixar de ver, tal o espalhafato, como, a bom ritmo, a bonita calçada à portuguesa (não muito trabalhada artisticamente, mas mesmo assim, muito bonita), que está a ser levantada, para dar lugar, a um vulgar pavimento de betão. 

Curitiba, Brasil
Eu sei, muitos dirão, que este tipo de piso é mais prático, não se levanta com tanta facilidade, como a calçada, é mais fácil de substituir, ou seja, vão arranjar uma lista, sem fim, de argumentos, que possam abonar, em favor desta decisão, de alterar o piso daquela área circundante da igreja. Mas uma coisa, nunca poderão dizer: não é mais bonito, do que a calçada à portuguesa, mesmo que esta, não seja muito trabalhada, artisticamente.
Rio de Janeiro, Brasil

E, enquanto por cá, nos entretemos, a destruir, o que temos de bonito, noutros países, nomeadamente no Brasil, são, cada vez mais, as cidades do país irmão, que colocam calçada antiga à portuguesa, nos passeios das suas ruas e praças e, a preservar, como de uma relíquia se tratasse. Santos, Curitiba, São Paulo e o Rio de Janeiro são bem exemplo disso. 

São Paulo, Brasil
A mim, já nada me espanta. Se virmos a história mais recente da cidade de Braga, a mesma está pejada de "crimes" destes, desde o derrube do Convento dos Remédios, de grande parte da muralha e o próprio castelo, restando hoje, a torre de menagem, como memória desses tempos gloriosos, da nossa Bracara Augusta. Muitos mais se podiam enumerar e, alguns, bem mais recentes.

Manda quem pode...

   E DEPOIS O MACACO SOU EU


       




José Campos

@2022.12.02


ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...