sexta-feira, 25 de novembro de 2022


OS RECORDES, OS COMENTADORES, OS RECORDISTAS, AS ESTATISTICAS E A OUTRA FORMA DE AS LER.
 

Nos tempos que passam, talvez pelo excesso de meios televisivos a emitir e, com um exagerado numero de programas dedicados ao futebol, há que deitar mão a tudo o que possa preencher tempo de antena e, assim estarem, uma, duas ou mais horas a falar, do mesmo e, sempre o mesmo. 

E, uma das principais "ocupações" dos "doutorados" em bola, é a aberrante e fastidiosa abordagem, aos recordes e mais recordes, diariamente alcançados, por este ou aquele, que marcou mais, que defendeu menos, que jogou bem ou jogou mal.

Pudera, há que defender, com unhas e dentes, uma "gamela" que rende milhões a quem por lá anda. E não se olha a meios para atingir os fins. Que o diga a entidade coordenadora mundial que deve ter enchido os bolsos, e bem, com estas atribuições organizativas a países podres de ricos, mas pobres de espírito.   

Pois bem, assim sendo, as estatísticas aí estão e não negam os "feitos gloriosos" na "arte" de pontapear, uma indefesa bola.

E, porque é possível sem desvirtuar o que elas, as estatísticas, nos dizem, podemos dar-lhe a leitura que entendermos.

Apenas a titulo de exemplo: neste momento, só há cinco jogadores no mundo, que participaram em cinco fases finais do mundial de futebol, sendo que, apenas um deles, foi campeão do mundo (para já, pois há dois ainda no ativo e que podem ser campeões este ano). Aurelio Carbajal e Rafael Marquez do México, Leonel Messi da Argentina, Cristiano Ronaldo de Portugal e Lothar Mattaus da Alemanha e único "medalhado" até agora. 

Daí, podemos inferir que, tanto Messi como Ronaldo (caso não vençam este ano) vão precisar de, pelo menos, seis presenças em fases finais do mundial, para serem campeões, o que, na verdade, é um recorde. Provavelmente, nem um, nem o outro o conseguirão bater.

Esta é a minha leitura. E penso não estar desvirtuada.

   E DEPOIS O MACACO SOU EU




   


José Campos

@2022.11.25



ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...