sábado, 10 de março de 2018


"POSTAIS DA CIDADE" AO SENHOR PRESIDENTE DA
CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA
DR. RICARDO RIO

Aqui deviam estar três paus a impedir a passagem de
 automóveis
Já não é deste tempo, ou seja, deste executivo, a profunda intervenção que se fez no Monte Picoto, tornando-o muito mais atrativo e acessível, fazendo dele, o melhor miradouro da cidade (pode ver-se a 360º).
Aqui deviam estar quatro paus a impedir a passagem de
 automóveis
E se a utilização, por pessoas, apeadas ou de bicicleta, ficou muito mais diversificada (temos pelo menos quatro acessos disponíveis), um deles a partilhar com automóveis, a segurança dos percursos, só para peões e bicicletas, nem de perto nem de longe, está salvaguardada, uma vez que, tendo lá os sítios para colocar os "impedimentos"  à passagem  de viaturas automóveis (estacas espetadas em buracos feitos no chão), foram todos vandalizados, não tendo sido repostas, por quem de direito, que deve manter o espaço limpo, asseado e sobretudo seguro.
Estes dias, ao circular de bicicleta, no sentido descendente do monte, virei à esquerda, antes de sair do parque (está lá um portão que nos indica a saída), para uma via, que se entende, não acessível aos popós.
Aqui falta um pau a impedir a passagem de
 automóveis
Por minha sorte e porque vinha atento e ando sempre devagar, confrontei-me, numa curva fechada, que existe perto de uma pequena casa que por lá está, com um automóvel a subir, e a uma velocidade considerável. Claro está que o susto foi grande e, só não deu em acidente, por mero acaso e muita sorte.
Depois de respirar fundo, lá continuei viagem, monte abaixo. A poucos metros dali, no final da via, onde se encontram umas pedras que já estiveram a barrar o caminho aos carros, estava, por acaso, ou não, estacionada uma viatura da PSP de Braga. Abordei o veículo, que tinha só um ocupante, e perguntei ao senhor agente se "tinha reparado que aquele carro subiu por ali, o que supostamente é proibido". A resposta não se fez esperar. Disse-me que sim, que tinha visto, mas que não podia fazer  nada uma vez que "não há ali nenhuma placa a proibir o trânsito automóvel".
Foi por aqui que o automóvel subiu. Faltam lá dois paus.
Por isso, peço, rogo ou exijo, já nem sei como dizer, que o senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, mande os serviços competentes (esperamos que o sejam), colocar as vedações que foram vandalizadas e, se necessário, placas de trânsito que regulem, de uma vez por todas, estas graves anomalias. Não deixe que algum peão ou ciclista seja ali atropelado, para depois se lamentar o sucedido.
Afinal estava tão bonito o Monte Picoto, mas como não lhe ligam, começa a degradar-se. É pena, pois é um local muito bonito, com uma bela vista sobre a cidade e bem perto do núcleo urbano.
E DEPOIS O MACACO SOU EU!









José Campos
@2018


ASSIM, NÃO. .. A continuar assim, muita gente vai deixar de ir ver o rali ao vivo e, eu sou, desde já, um deles. Não se pense que, ao lerem ...